Monday, March 01, 2010

no pântano a pesca seria mais triste.

"Beijamo-nos ainda uma vez, na escada, e, quando puxei o cordão, a porteira murmurou qualquer coisa atrás da sua porta. Tornei a subir, e pela janela aberta vi Brett, que se dirigia para uma grande limusine parada junto à calçada, sob a lâmpada em arco. Entrou e o carro partiu. Sobre a mesa havia um copo vazio e outro pela metade, de branda e soda. Levei os dois para a cozinha e esvaziei na pia o copo ainda pelo meio. Apaguei o gás da sala de jantar. Sentei-me na cama, atirei longe os chinelos com um movimento dos pés, e deitei-me. Era aquela a Brett por que eu havia chorado. E agora via na imaginação, subindo a rua, entrando no automóvel, assim como vira, na realidade; naturalmente, não tardei a sentir-me de novo como se estivesse no inferno. Durante o dia, nada mais fácil do que mostrar que não se dá importância, mas, à noite, é diferente."

xxx

" - Como é possível ser tão idiota? Por que não foi com alguém de seu meio, ou com você ou comigo? - acrescentou instantaneamente. - Sim, comigo?
Olhou atentamente para o espelho, ensaboando outra vez ambas as faces:
Tenho um rosto honesto, um rosto com o qual toda mulher estará em segurança, um rosto que devia ser projetado em todas as telas do país. Toda mulher, ao descer do altar, devia receber uma reprodução dessa cabeça. As mães deviam falar desse rosto às suas filhas. Meu filho - apontou com a gilete para mim -, vai para o oeste com esse rosto e prospera, ao mesmo tempo que teu país."


Hemingway, O Sol Também se Levanta

No comments: