Saturday, June 27, 2009

lendo/lenda num sábado à noite.

"O homem do meu lado dorme profundamente. Tem cara de corretor, com seu barrigão e seu bigode bem cuidado. Gosto dele assim. Gosto principalmente do barrigão e de tudo que foi preciso para formá-lo. Por que ele não haveria de dormir profundamente? Se quiser ouvir, ele sempre pode comprar outra entrada. Noto que, quando mais bem vestidas as pessoas, mais profundamente dormem. Eles têm consciência leve, os ricos. Se um pobre dorme num concerto, mesmo que seja por alguns segundos, ele fica mortificado, acha que cometeu um crime contra o compositor.
Durante a peça espanhola, a sala ficou eletrizada. Todo mundo sentou na beira da poltrona, foram acordados pelos tambores. Quando os tambores começaram, pensei que não fossem parar nunca mais. Esperava ver as pessoas caindo dos camarotes ou jogando os chapéus para o alto. Havia algo heróico naquilo e ele, Ravel, podia ter nos deixado completamente loucos, se quisesse. Mas não é Ravel. De repente, tudo morreu. Foi como se ele tivesse lembrado que estava de fraque. Parou. Cometeu um grande erro, na minha modesta opinião. A arte consiste em ir ao extremo. Se você começa com tambores, tem que terminar com dinamite ou TNT. Ravel sacrificou algo pela forma, por um legume que as pessoas devem digerir antes de dormir."

Henry Miller, Trópico de Câncer

Sim, Droks, ainda estou lendo este livro. Retomei hoje, espero terminar até o fim do ano (ou das férias, com sorte). Eu podia estar numa festa gastando dinheiro, fedendo a cigarro e enchendo a cara de vodka. Mas estou aqui, ouvindo Cat Power, enrolada em dois cobertores e lendo. Não é bom? Podia ser um pouco melhor se eu ligasse a estufa, afinal, hoje deve ser a noite mais fria do mês (mas a conta de luz está aí para ser cuidada).
Nem sempre vale a pena abrir mão de ficar no conforto do lar.
Amém.

2 comments:

Droks said...

Uma dica: comece a ler novamente.

Outra coisa, não disse nada e já chega na defensiva? Que diabos é isto afinal de contas?

flávia said...

quem não te conhece, que te compre... eu já sabia que tu ia dizer algo, ok?

beijos libertinos.